top of page
GP QUARTETO
Guilherme Pimenta Quarteto

O Guilherme Pimenta Quarteto é formado por jovens expoentes da música instrumental brasileira. O grupo lançou em 2018 o EP "Violino na Roda" apresentando um trabalho relevante e bastante elogiado violinistas do Jazz ao redor do mundo. Em 2019 o quarteto lançou o CD "Catopê", com direção musical do bandolinista Luis Barcelos e participações de grandes nomes da cena instrumental atual. Com Guilherme Pimenta no violino, Pablo Arruda no contrabaixo, Daniel Ganc no violão  e Lourenço Vasconcellos na bateria, o quarteto faz um show descontraído e dançante com  destaque para as composições autorais. Eles já passaram por palcos importantes como Casa do Choro, do Circo Voador, Teatro Municipal de Niterói, Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes e participaram de festivais como "Verão Arte Contemporânea" em Belo Horizonte e "Acordes do Amanhã" no Rio de Janeiro. Em 2019, o grupo recebeu o prêmio de melhor intérprete de música instrumental pelo Festival de Música da Rádio MEC.

DSC03279.jpg
VÍDEOS:

Daniel Ganc  nasceu em uma família de tradição musical e formou-se Bacharel em violão em 2012 pela UFRJ. Participou de diversos festivais e concursos de violão (finalista e menção honrosa na VII Seleção de Novos Talentos da AV-Rio em 2009) e foi um dos vencedores do concurso Novas 3 em 2016 promovido pela violonista Elodie Bouny. Além de sua formação erudita, Daniel Ganc atua frequentemente na noite carioca tocando samba, choro e música nordestina. Entre os projetos que integra, destaca se o Quarteto Geral, no qual ele toca viola caipira.

Pablo Arruda é baixista e compositor formado em contrabaixo pela UNIRIO. O músico estudou com os baixistas: Dave Zinno, Paulo Russo, Gael Lhumeaux e Antonio Arzolla. Ele já trabalhou com grandes nomes como Leo Gandelman, Hermeto Pascoal, Nova Lapa Jazz e Elza Soares. Além do grupo Relógio de Dalí, Pablo também integra o Quinteto Nuclear, Grupo Água Viva, banda do cantor Rubel  e desenvolve seu trabalho autoral com Pablo Arruda Quarteto, com o qual lançou o disco "Silêncio".

Lourenço Vasconcellos  é baterista, percussionista e compositor e sempre foi um músico interessado em conhecer e dialogar com as mais variadas linguagens musicais. Formado em composição pela UFRJ e mestre em jazz studies com foco na bateria pela UofL ( EUA) transita com facilidade  pelos mundos da música de concerto, da improvisação, da música popular brasileira, do jazz e do rock. Atualmente, dedica-se aos grupos Relógio de  Dalí, Banda Taranta, Letrux e ao Lourenço Vasconcellos Trio.

_MG_4430.jpg
_MG_4401.jpg
_MG_4478.jpg
DOWNLOADS
english:
PJ TRIO
Pimenta Jazz Trio

O Pimenta Jazz Trio traz ao público um show instrumental que passeia por diversos gêneros e estilos. Liderado por Guilherme Pimenta (violino) e integrado por Pablo Arruda (contrabaixo acústico) e Daniel Ganc (violão), o grupo está lançando um álbum que celebra as influências de seus integrantes, indo desde o cocô, a salsa, choro e jazz cigano. O PJ Trio se destaca pela combinação acústica entre os instrumentos assim como pelo refinamento, criatividade e virtuosismo de seus integrantes. Com uma sonoridade autêntica e inovadora na música brasileira, o trio nos dá, através de seus arranjos, a impressão de que estamos ouvindo muito mais do que três instrumentos. 

O Pimenta Jazz é ganhador de  prêmios como melhor grupo no II Festival de Música do Zimba e já se apresentou em festivais como Leblon Jazz Festival. Em 2018, o trio lançou a websérie "Levando Som", na qual gravou com grandes nomes da música brasileira. Em 2019, o grupo realizou uma turnê pela Europa passando por países como Suíça, Alemanha e Holanda. Em 2024, lançou seu disco homônimo pelo tradicional selo Kuarup.

2MM07680.jpg
2MM07853.jpg
2MM07715.jpg
BAILE DE QUARTETO
Baile de Quarteto

O Baile de Quarteto é um conjunto de música de câmara do Rio de Janeiro, em atividade desde 2020. Com William Doyle (violino), Kalleby Nunes (violino), Guilherme Pimenta (viola) e Daniel Líbano (violoncelo) o grupo apresenta um repertório que transita nos gêneros populares como o samba, o choro, o baião, o forró, o frevo, o pop, entre outros. Grandes sucessos da cultura brasileira e também algumas composições autorais do grupo são representados por arranjos inéditos, que buscam oferecer ao público uma nova perspectiva musical dessa formação instrumental. O Baile de Quarteto já se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na série internacional Sofar Sounds.

os 4 com logo.png
logo inst 3.png
"SÓ"
Show "só"

O repertório para um instrumento solo é um grande desafio. Sozinho no palco, o intérprete busca artifícios na técnica de seu instrumento que lhe permitam demonstrar ao mesmo tempo melodia, harmonia e ritmo. Guilherme Pimenta, com o disco "´SÓ", enfrenta esse desafio com criatividade e virtuosismo ao interpretar músicas conhecidas de nomes como Pixinguinha, Tom Jobim e Djavan. Usando desde as técnicas mais tradicionais até recursos mais incomuns no violino, Guilherme traz um trabalho que se destaca pelo ineditismo de se interpretar temas da mpb em uma roupagem nunca antes vista. 

O músico já se apresentou com esse show no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Medelín (Colômbia).

Piu Dip 0077.jpg
forró do pimenta
Forró do Pimenta

O renomado violinista e rabequeiro Guilherme Pimenta reúne um time de músicos incríveis para celebrar a tradição do forró pé de serra. Acompanhado por Rodrigo Zoião (zabumba), Nandinho Barros (sanfona e voz) e Maju Nunes (triângulo e voz) Pimenta promove uma festa dançante celebrando a música de mestres como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos.

bottom of page