CONTATO

tel: +55 (21) 983342907

apoio:

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

AULAS PARTICULARES

(violino/música popular/improvisação)

Guilherme Pimenta acredita no poder transformador do ensino da música. Praticar um instrumento ajuda em aspectos como raciocínio, desenvolvimento motor, criatividade, disciplina e concentração.

 

Para quem se interessa em começar a tocar violino, seja esta pessoa criança, jovem ou adulto, Guilherme tem uma sólida formação clássica (bacharelado em violino na UFMG; mestrado na Unviversity of New Mexico-EUA) e pode oferecer uma iniciação cuidadosa e com uma boa técnica no instrumento (começar bem é muito importante).

 

Se você já toca violino (ou algum outro instrumento) e não sabe bem como começar a improvisar e tocar estilos musicais mais "populares", você também será muito bem vindo nesta classe. A música improvisada faz parte de um mundo infinito que deve ser desbravado por qualquer instrumentista, esteja este em um nível de estudo iniciante, intermediário ou avançado.

 

Guilherme apresenta uma didática de passo a passo, de uma forma bem organizada e funcional com o intuito de desenvolver no aluno uma melhor autonomia e criatividade nos estudos. Você irá descobrir como usar o violino (ou viola; ou cello) pra acompanhar (sim! o violino também é instrumento harmônico/acompanhador) em diferentes estilos (samba, choro, jazz, rock, forró, etc..). Você irá trabalhar diversas capacidades como: aprender músicas de ouvido, memorização de repertório, compreensão da harmonia de uma forma prática.

 

Ao fim de cada aula, Guilherme costuma gravar um video revisando o conteúdo visto naquele dia para que o aluno consiga organizar seu estudo diário tornando-o o mais objetivo possível.

 

Entre em contato!

Guilherme Pimenta, além de um grande músico, é um excelente professor. Estudar violino popular com ele tem sido ótimo porque ele consegue entender as dificuldades de alguém que estudou só música erudita em tocar música popular. Ele é muito paciente e tem uma metodologia de aprendizado contínuo.

 

Luiz Felipe Ferreira

(violinista da OSN- Rio de Janeiro)

 

WORKSHOP DE IMPROVISAÇÃO E MÚSICA POPULAR PRA CORDAS FRICCIONADAS (VIOLINO, VIOLA E CELLO)

Tendo uma sólida formação clássica, Guilherme Pimenta traçou um caminho de interseção entre este universo e do da "música popular". Acreditando que os dois mundos têm muito o que aprender um com o outro e sabendo da dificuldade dos músicos "eruditos" em "se soltar" ou "sair da partitura", Guilherme criou um curso/workshop de improvisação e música popular voltado a este público.

 

Este workshop funciona como uma  introdução a linguagem da música popular brasileira a violinistas, violistas ou cellistas sejam estes iniciantes ou avançados em seus respectivos instrumentos. Alguns aspectos trabalhados são: claves básicas de forró e samba, técnicas de arco, acentos, suingue, harmonia e improvisação dentro da linguagem de cada estilo.

 

A atividade já foi realizada em instituições como: Escola de Música da UFJF (MG), UFSJDR (MG) e École de Musique Compagnie Albertine (Suíça). Em 2018, Guilherme iniciou uma série de vídeo aulas com legendas em inglês em seu canal no youtube, e também se interessa em atender alunos particulares presencialmente ou via skype.

 

Ele acredita que esse tipo de experiência também contribui significativamente na execução repertório clássico e em uma formação mais ampla na vida musical dos alunos participantes.

Workshop em Lausanne (Suíça)- 2017

"We had a great time working with Guilherme. He brought to the students a authentic part of his sunny Brazilian folk background, and they left the workshop with a smile on their faces."

Baiju BHATT, violonist, composer, educator (
www.baijubhatt.com)

Workshop na Faculdade de Música da UFSJDR (MG)- 2018

"A Oficina de Música Popular e Improvisação para Cordas foi uma excelente oportunidade de aprendizado, tanto para alunos, como para professores de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O Guilherme mostrou como as ferramentas do popular e do erudito se cruzam tão naturalmente quando o foco é a MÚSICA. Os participantes saíram da oficina com os ouvidos mais abertos às possibilidades imensas dos seus instrumentos e absolutamente encantados com as novas experiências que o Guilherme trouxe a São João del Rey".      Sofia Leandro (professora de violino da UFSJDR.

Vídeo aulas:

exercícios- aula 2/1: