Guilherme Pimenta Quarteto

O Guilherme Pimenta Quarteto é formado por jovens expoentes da música instrumental brasileira. O grupo lançou em 2018 o EP "Violino na Roda" apresentando um trabalho relevante e bastante elogiado violinistas do Jazz ao redor do mundo. Em 2019 o quarteto lançou o CD "Catopê", com direção musical do bandolinista Luis Barcelos e participações de grandes nomes da cena instrumental atual. Com Guilherme Pimenta no violino, Pablo Arruda no contrabaixo, Daniel Ganc no violão  e Lourenço Vasconcellos na bateria, o quarteto faz um show descontraído e dançante com  destaque para as composições autorais. Eles já passaram por palcos importantes como Casa do Choro, do Circo Voador, Teatro Municipal de Niterói, Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes e participaram de festivais como "Verão Arte Contemporânea" em Belo Horizonte e "Acordes do Amanhã" no Rio de Janeiro. Em 2019, o grupo recebeu o prêmio de melhor intérprete de música instrumental pelo Festival de Música da Rádio MEC.

DSC03279.jpg
VÍDEOS:

Daniel Ganc  nasceu em uma família de tradição musical e formou-se Bacharel em violão em 2012 pela UFRJ. Participou de diversos festivais e concursos de violão (finalista e menção honrosa na VII Seleção de Novos Talentos da AV-Rio em 2009) e foi um dos vencedores do concurso Novas 3 em 2016 promovido pela violonista Elodie Bouny. Além de sua formação erudita, Daniel Ganc atua frequentemente na noite carioca tocando samba, choro e música nordestina. Entre os projetos que integra, destaca se o Quarteto Geral, no qual ele toca viola caipira.

Pablo Arruda é baixista e compositor formado em contrabaixo pela UNIRIO. O músico estudou com os baixistas: Dave Zinno, Paulo Russo, Gael Lhumeaux e Antonio Arzolla. Ele já trabalhou com grandes nomes como Leo Gandelman, Hermeto Pascoal, Nova Lapa Jazz e Elza Soares. Além do grupo Relógio de Dalí, Pablo também integra o Quinteto Nuclear, Grupo Água Viva, banda do cantor Rubel  e desenvolve seu trabalho autoral com Pablo Arruda Quarteto, com o qual lançou o disco "Silêncio".

Lourenço Vasconcellos  é baterista, percussionista e compositor e sempre foi um músico interessado em conhecer e dialogar com as mais variadas linguagens musicais. Formado em composição pela UFRJ e mestre em jazz studies com foco na bateria pela UofL ( EUA) transita com facilidade  pelos mundos da música de concerto, da improvisação, da música popular brasileira, do jazz e do rock. Atualmente, dedica-se aos grupos Relógio de  Dalí, Banda Taranta, Letrux e ao Lourenço Vasconcellos Trio.

_MG_4430.jpg
_MG_4401.jpg
_MG_4478.jpg
DOWNLOADS
english:
 
Pimenta Jazz Trio

O descontraído e inusitado trio formado por Guilherme Pimenta (violino), Pablo Arruda (contrabaixo) e Daniel Ganc (violão) traz ao público versões criativas  de grandes nomes do jazz tradicional, da música brasileira assim como obras autorais inéditas. Criado em 2017, o trio já se destaca na cena da música instrumental brasileira tanto por sua versatilidade sonora quanto pelo  virtuosismo de seus integrantes. O Pimenta Jazz é ganhador de  prêmios como melhor grupo no II Festival de Música do Zimba, já se apresentou em diversos palcos  como Leblon Jazz Festival e esteve em Brasília em 2018.  Neste mesmo ano, o trio lançou a websérie "Levando Som" convidando  grandes nomes da música para gravação de um videoclipes. Em 2019, o grupo realizou uma turnê pela Europa passando por países como Suíça, Alemanha e Holanda.

_MG_9435.jpg
_MG_9427.jpg
DOWNLOADS
Levando Som

O projeto "Levando Som" consiste em uma websérie musical mensal criada em 2018. A cada episódio, o Pimenta Jazz Trio convida um instrumentista ou cantor para a gravação de um clipe em estúdio. O grupo formado por Guilherme Pimenta (violino), André Siqueira (guitarra) e Pablo Arruda (contrabaixo), faz sua interpretação de uma música escolhida por cada convidado, podendo esta ser autoral ou não. A motivação de criar o projeto foi pela oportunidade de promover a troca musical entre o trio e músicos de sua referência.

logo#.jpg
download das músicas:
 
 
Grupo Papagaio Sabido

A banda Papagaio Sabido nasceu em 2013 e desde então festeja a música brasileira, levando o samba, a bossa nova, o chorinho, o forró e a MPB por onde passa.
Composta por Diego Moreira (voz e violão), Thiago Oliveira (bateria), Guilherme Pimenta (violino), Pedro Santos (voz e pandeiro), Márcio Sorriso (percussão) e Thiago Gama (bandolim/cavaco), iniciou a sua construção autoral em 2015, com o EP "Curupaco". Em 2017, lançou o "Revoada", seu primeiro disco; em 2019 e um single chamado "Feito Política" com a participação do cantor e compositor Moyseis Marques. Em 2021, o Papagaio lançou seu segundo disco intitulado "Voo Livre" contando com a participação de vários músicos.
A sonoridade e a proposta de inovação nos arranjos são características marcantes do Grupo, que reinventa e faz homenagem aos ritmos brasileiros com um repertório que passeia por nomes como Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Cartola, Alceu Valença, Noel Rosa, Novos Baianos, BaianaSystem, Paulinho da Viola e muitos outros.

A banda já passou por palcos como do Circo Voador, do Teatro Rival e já ganhou prêmios como Festival da Canção em Ilha Grande.

VÍDEOS:
ouça o album "Voo Livre":
spotify.png
deezer.png
siga o grupo:
instagram-logo-2.png
Facebook_logo_(square).png
 
Uma por Semana

Em 2021, Guilherme realizou o projeto UMA POR SEMANA em que compôs e gravou 52 músicas.

O violinista se inspirou nas atitudes de mestres como Hermeto Pascoal, Maurício Carrilho e Hamilton de Holanda que por mais de uma vez, se desafiaram em compor uma música por ano.

Nas 52 músicas compostas, Guilherme trabalhou com gêneros e formações instrumentais diferentes. Dentre alguns estilos explorados no processo, podemos encontrar choro, samba, forró, bossa nova, frevo, chamamé e jazz.

Descubra as músicas do projeto na playlist.